Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé realizou a 1ª Sessão Escolar do Ano Letivo 2020

February 27, 2020

De 09 a 20 de fevereiro de 2020, a EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé, de Tabuleiro do Norte - CE, retomou suas atividades com a realização da 1ª Sessão Escolar de 2020. É um tempo de retomada e continuidade dos estudos e, ao mesmo tempo, de conclusão, já que a turma do 3º Ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária estará concluindo os cursos ao final do ano.

 

Nessa primeira sessão diversas vivências práticas foram realizadas, principalmente nas disciplinas de Práticas de Convivência com o Semiárido, Educação Ambiental e Química. A retomada do Quintal Agroecológico da EFA também foi bastante positivo, com a plantação de hortaliças, plantas medicinais e legumes. Este período é o mais chuvoso do ano, embora as chuvas ainda não estão na intensidade necessidade, mas algumas aulas foram realizadas no Parque Ecológico, para o contato com a caatinga que já se renova nesse período, tornando-se mais verde, mais viva.

 

Entre os serões noturnos, destacou-se a roda de conversa sobre prevenção e combate ao trabalho escravo. Teremos a alegria de continuar contando com a contribuição de alguns educadores e educadoras do ano passado, mas também acolhendo novos educadores e educadoras que somarão conosco em 2020 na missão de promover uma educação contextualizada, agroecológica.

 

Foi uma sessão de planejamento, pois diversas atividades estão já programadas para acontecerem na EFA neste ano, como o II Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores, a IV Festa da Colheita e o Encontro do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido.

 

Em 2020 continuaremos contando com o apoio da Associazione ETICA Onlus, no apoio à formação de cinco jovens agricultores (03 educandos e 02 educandas), do Movimento BEM MAIOR, no apoio financeiro para a realização das sessões escolas e da Escola de Música Sons da Terra, da assessoria do Instituto Phi e da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, gestora do Fundo Diocesano de Solidariedade.

 

Nossa gratidão a todos os colaboradores e todas as colaboradoras.

 

#EFAJaguaribanaZéMariadoTomé #EducaçãodoCampo #ConvivênciacomoSemiárido #Agroecologia #Bemmaior #Institutophi #CaritasDiocesanadeLimoeirodoNorte #Eticaonlus