Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

I Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores do Vale do Jaguaribe

May 5, 2019

Por Thiago Valentim

Fotos: Alisson Chaves

 

O Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe, que integra a grande rede da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) realizou, no dia 02 de maio de 2019, o 1º Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as do Vale do Jaguaribe. O encontro fez parte da programação da IX Semana Zé Maria do Tomé e aconteceu na EFA Jaguaribana, em Tabuleiro do Norte. Foi um momento bastante rico de partilha de experiências de Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Educação Contextualizada.

O encontro teve início com o intercâmbio em 05 famílias beneficiadas pelas tecnologias do reuso de águas cinzas domiciliares e o biodigestor, implementadas pela Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte e pelo Instituto Brotar. Estiveram presentes vários sindicatos de trabalhadores, agricultores/as familiares da região, organizações que atuam com o semiárido, como a OBAS e a COMTACTE, pesquisadores, professores e estudantes universitários. Os participantes, vindos de diversos municípios do Vale do Vale do Jaguaribe, de outras regiões do Ceará e inclusive de outros estados, membros de diversas organizações, tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias e escutar das famílias o quanto suas vidas mudaram para melhor, através da produção e do beneficiamento que foi possível a partir das tecnologias sociais que receberam. Na EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé, os agricultores e as agricultoras, bem como os demais participantes, partilharam a comida, a cultura sertaneja nordestina e comercializaram produtos agrícolas e artesanais. Uma mística bem preparada pelos educandos e educandas da EFA Jaguaribana fez memória do líder camponês Zé Maria do Tomé, assassinado em 21 de abril de 2010 por lutar contra a pulverização aérea na Chapada do Apodi e pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

A EFA Jaguaribana homenageia também a Zé Maria em seu nome. Ainda na mística os agricultores e as agricultoras foram reconhecidos/as como os guardiães das Sementes da Vida. Nós tivemos também a participação da Matilde, educanda da EFA Dom Fragoso, da cidade de Independência, que deu um relato sobre a importância no intercâmbio entre as EFAs. Nas falas, os participantes puderam expressar a alegria pelas experiências bonitas que estão sendo construídas com muita resistência e a necessidade de uma maior articulação, de outros encontros como esse para fortalecer as lutas do povo camponês nestes tempos tão difíceis. Esse foi o primeiro encontro de muitos outros que serão realizados na região.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé