Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Educandos da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé são premiados em Feira de Ciências a UECE

December 24, 2018

 

No último dia 06 de dezembro a EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé participou da II Feira de Ciências e Mostras Cientificas da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza, com um trabalho apresentando pelos educandos Samara Freitas e Paulo Vitor Lima e orientado pelo professor Leandro Cavalcante, da disciplina de Geografia.

A temática do trabalho apresentado foi “Educação contextualizada e convivência com o semiárido: pintura com solo na construção da agroecologia”, desenvolvido a partir de aulas de Geografia na EFA Jaguaribana, com foco em um ensino contextualizado que dialoga com a convivência com o semiárido e com a agroecologia, evidenciado a partir da atividade de pintura com solos.

Foram inscritos na Feira de Ciências, realizada conjuntamente pela UECE e pela UEVA, um total de 96 projetos provenientes de escolas de 24 municípios do Ceará, divididos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Ambientais, Ciências Puras, Ciências da Terra e Ciências da Vida. Os três melhores projetos de cada uma das áreas receberam como prêmio uma bolsa de iniciação cientifica júnior do CNPq, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O trabalho apresentado pela EFA ficou em 3° lugar na categoria Ciências da Terra, garantindo uma bolsa para os educandos que desenvolveram e apresentaram o projeto, no valor de 100 reais durante 12 meses. Com o recebimento da bolsa, há a obrigatoriedade que o projeto seja continuado no decorrer de 2019, com a intenção de que a atividade de pintura com solos seja realizada também em comunidades rurais acompanhadas pela EFA.

Esse resultado representa uma grande alegria para a EFA Jaguaribana, que em apenas em 8 meses de funcionamento já conquista sua primeira premiação em Feira de Ciências e é, com isso, contemplada com uma bolsa do CNPq, reforçando o trabalho que vem sendo realizado por seus educandos e educadores.