Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Educandos da EFA têm oficina sobre pintura com solos

August 16, 2018

Por Leandro Cavalcante

Professor de Geografia

 

Os educandos da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé tiveram, nessa quinta-feira, dia 16 de agosto, uma oficina sobre pintura com solos, realizada durante a aula de Geografia, ministrada pelo professor Leandro Cavalcante.

Inicialmente os educandos tiveram uma aula sobre a dinâmica dos solos, onde conheceram seu processo de formação, seus componentes e suas camadas; discutiram também sobre a degradação, erosão e contaminação dos solos, principalmente em decorrência das atividades agrícolas, e sobre práticas de recuperação e conservação do solos, através de técnicas para evitar a erosão e contaminação em áreas ocupadas pela agricultura. Foi debatido também acerca da importância da agroecologia para a conservação dos solos, o entendendo como um organismo vivo que necessita de cuidado.

Para a oficina de pintura com solos, os educandos colheram amostras de solos de diferentes tonalidades de cores, que foram obtidas na área onde a EFA está localizada, no Parque Ecológico Olho D’Água dos Currais. Cada educando ficou responsável por colher as amostras, que em seguida foram peneiradas e misturadas com o composto formado com cola branca e água, necessários para o processo de produção das tintas. Durante a atividade, os educandos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a composição e as diferentes camadas dos solos.

Depois de preparadas as tintas, os educandos pintaram painéis com temáticas e frases que remetem ao universo da EFA, com foco na educação popular crítica e na educação contextualizada para o semiárido. Com essa atividade, foi possível resgatar os saberes dos educandos sobre a questão dos solos, atentando para sua degradação e formas de conservação, além também possibilitar um contato maior dos educandos com a terra e com os saberes da agroecologia.

Essa oficina é uma das atividades desempenhadas pela EFA que focam na educação contextualizada, na educação popular, na convivência com o semiárido, na agroecologia e no bem-viver, contribuindo com a formação e a emancipação dos educandos.

 

Para apoiar essa e outras atividades basta acessar o site:

https://www.efajaguaribana.com.br/doe

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé