Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé acolheu o encontro da Articulação das EFAs do Ceará

July 14, 2018

Por Thiago Valentim

Presidente da Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana

 

 

“Escola Família Agrícola,

lugar de paixão e de cidadania”

(da canção de Roberto Malvezzi)

 

     Nos dias 12 e 13 de julho de 2018, na EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé, em Tabuleiro do Norte – CE, reuniu-se pela terceira vez em 2018 a Articulação das EFAs do Ceará. Participaram 20 pessoas representando as EFAs Ibiapaba (Tianguá), Dom Fragoso (Independência), Jaguaribana (Tabuleiro do Norte), as Associações EFAs do Sertão Central e de Ipueiras, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE) e ainda o membro da União Nacional das Escolas Família Agrícola (UNEFAB) e do Movimento de Promoção Educacional do Espírito Santo (MEPES), Idalgizo José Monequi, de Anchieta/ES. Entre os participantes também estão Samara e Paulo Victor, educandos da EFA Jaguaribana.

       Estes encontros são espaços de fortalecimento da experiência das EFAs no Ceará, sendo também momentos de partilha da caminhada, dos desafios e das dificuldades de cada EFA. Na pauta foram discutidas as seguintes questões: o processo de comunicação interna e externa, a mobilização de recursos financeiros e elaboração de projetos, as negociações políticas com o Conselho Estadual de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Estadual da Educação, o projeto político-pedagógico das EFAs, a parceria com universidades e os desafios para continuar avançando nos processos de Educação do Campo, Agroecologia e Convivência com o Semiárido. Idalgizo, da UNEFAB, também partilhou a situação atual da UNEFAB, a pauta política que a organização tem defendido a nível nacional, apresentou orientações para a filiação das EFAs do Ceará à UNEFAB e as iniciativas que estão sendo feitas para continuar mantendo a atuação da UNEFAB em todo o Brasil.

     Foram encaminhamentos encontros de formação nas áreas da comunicação e pedagógica, bem como na articulação política para pautar com mais força a Pedagogia da Alternância no Estado.

     Os participantes avaliaram o encontro como bem positivo, contribuindo para o fortalecimento das EFAs em curso e das que estão sendo gestadas, com encaminhamentos relevantes e com uma riqueza de experiências enorme. O próximo encontro está agendado para os dias 28 e 29 de setembro de 2018, na EFA Dom Fragoso, em Independência.

 

 

As EFAs são experiências comunitárias e contam com sua doação para continuar seus trabalhos. Por uma Educação do Campo Popular Contextualizada, baseada na Agroecologia, na Pedagogia da Alternância, na Convivência com o Semiárido e no Bem Viver. Clique AQUI para doar.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter