Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé acolheu o encontro da Articulação das EFAs do Ceará

July 14, 2018

Por Thiago Valentim

Presidente da Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana

 

 

“Escola Família Agrícola,

lugar de paixão e de cidadania”

(da canção de Roberto Malvezzi)

 

     Nos dias 12 e 13 de julho de 2018, na EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé, em Tabuleiro do Norte – CE, reuniu-se pela terceira vez em 2018 a Articulação das EFAs do Ceará. Participaram 20 pessoas representando as EFAs Ibiapaba (Tianguá), Dom Fragoso (Independência), Jaguaribana (Tabuleiro do Norte), as Associações EFAs do Sertão Central e de Ipueiras, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE) e ainda o membro da União Nacional das Escolas Família Agrícola (UNEFAB) e do Movimento de Promoção Educacional do Espírito Santo (MEPES), Idalgizo José Monequi, de Anchieta/ES. Entre os participantes também estão Samara e Paulo Victor, educandos da EFA Jaguaribana.

       Estes encontros são espaços de fortalecimento da experiência das EFAs no Ceará, sendo também momentos de partilha da caminhada, dos desafios e das dificuldades de cada EFA. Na pauta foram discutidas as seguintes questões: o processo de comunicação interna e externa, a mobilização de recursos financeiros e elaboração de projetos, as negociações políticas com o Conselho Estadual de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Estadual da Educação, o projeto político-pedagógico das EFAs, a parceria com universidades e os desafios para continuar avançando nos processos de Educação do Campo, Agroecologia e Convivência com o Semiárido. Idalgizo, da UNEFAB, também partilhou a situação atual da UNEFAB, a pauta política que a organização tem defendido a nível nacional, apresentou orientações para a filiação das EFAs do Ceará à UNEFAB e as iniciativas que estão sendo feitas para continuar mantendo a atuação da UNEFAB em todo o Brasil.

     Foram encaminhamentos encontros de formação nas áreas da comunicação e pedagógica, bem como na articulação política para pautar com mais força a Pedagogia da Alternância no Estado.

     Os participantes avaliaram o encontro como bem positivo, contribuindo para o fortalecimento das EFAs em curso e das que estão sendo gestadas, com encaminhamentos relevantes e com uma riqueza de experiências enorme. O próximo encontro está agendado para os dias 28 e 29 de setembro de 2018, na EFA Dom Fragoso, em Independência.

 

 

As EFAs são experiências comunitárias e contam com sua doação para continuar seus trabalhos. Por uma Educação do Campo Po