Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

EFA JAGUARIBANA PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA

May 17, 2018

por Thiago Valentim

Associação EFA Jaguaribana

Comissão Pastoral da Terra

 

 

 

Nos dias 10 e 11 de junho a cidade de Sobral acolheu o Encontro Estadual de Agroecologia, em preparação ao IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), que acontecerá de 31 de maio a 03 de junho, em Belo Horizonte/MG. Estiveram presentes representando a EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé Thiago Valentim e o educando Victor Manuel. Do Vale do Jaguaribe participaram também Morais, agente da Cáritas Diocesana de Limoeiro, Gracinha, agricultora e diretora do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Potiretama, Ricardo Cassundé, do MST, Dalvanir Duarte, que atualmente trabalha no CETRA, Luzia Márcia, que atualmente atua no ESPLAR e Ricardo Wagner, da OBAS, que atua no Vale do Jaguaribe. O Encontro Estadual de Agroecologia foi um forte momento de troca de experiência, de reencontros e de reafirmação da Agroecologia como o projeto necessário e viável para o campo e a cidade.

 

O encontro começou com a Feira Agroecológica de Sobral, na Praça de Cuba. Um momento forte de comercialização solidária, de ver a rica e diversa produção de agricultoras e agricultores agroecológicos, com hortaliças, legumes, doces, comidas típicas, artesanato. Foi um encontro marcado pela diversidade de povos e culturas, de saberes, sabores, tradições, músicas e danças. A Agroecologia já é projeto em realidade no Ceará. Agricultoras e agricultores já produzem de jeito diferente, se relacionam diferente entre si e com a natureza, possuem uma visão política crítica e assumem o compromisso de transformar as realidades de morte em realidades de vida. Vários grupos assumem o desafio de fortalecer a Agroecologia, criar processos de formação e capacitação, implementar tecnologias sociais de Convivência com o Semiárido e de dar visibilidade às experiências de Agroecologia. Nesse caminho, a EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé é uma experiência de Educação do Campo, baseada na Agroecologia e na Convivência com o Semiárido, inserida nessa grande ciranda agroecológica e nas grandes lutas do povo camponês e dos povos e comunidades tradicionais, a luta pela Terra e pelo Território, pela Água, pelas Sementes Crioulas e por todos os direitos para uma vida digna no campo.

 

Foi bonito conhecer as experiências de resistência de várias comunidades frente à mineração, ao agronegócio, ao hidronegócio, às sementes transgênicas, à especulação imobiliária, ao machismo. Fortalecedor também conhecer as experiências de diversas redes existentes no Ceará, que resgatam e reproduzem sementes crioulas, que articula mulheres, que promove a economia solidária e mostram que novas relações entre as pessoas e destas com a natureza, relações mais sadias, são necessárias e possíveis.

 

Portanto, o Encontro Estadual de Agroecologia foi uma rica experiência de preparação ao IV ENA, do qual participarão Thiago Valentim e Victor Emanuel, representando a EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé.

 

 

A EFA Jaguaribana é uma experiência comunitária e conta com o apoio da população para conduzir seus trabalhos. Contribua com a EFA. Faça sua doação:

 

Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana

Banco do Brasil

Agência 2701-4

Conta 28.589-7

Tabuleiro do Norte - Ceará

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé