Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

AEFAJA PARTICIPA DO FÓRUM CEARENSE PELA VIDA NO SEMIÁRIDO SOBRE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

April 7, 2018

 

por Alisson Chaves

Comunicação EFA Jaguaribana

 

Nos dias 5 e 6 de abril, de leste a oeste viajando pelo Ceará até chegar ao Sertão de Crateús. Saímos do Vale do Jaguaribe para nos encontrarmos com outras pessoas dos movimentos sociais do Ceará que fazem o Fórum Cearense pela Vida no Semiárido – FCVSA, nos dias 5 e 6 de abril para tratar sobre Educação Contextualizada. O FCVSA é uma articulação permanente de pastorais sociais, associações, sindicatos e ONGs, voltados para a reflexão, discussão e proposição de alternativas sustentáveis e de políticas viáveis e acessíveis à população que vive no Semiárido cearense. A Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana esteve presente participando do encontro.

 

Uma mística de abertura nos trouxe a reflexão “Qual é o chão que a gente pisa?” em que os grupos formados pelas microrregionais que compõem o FCVSA disseram que o chão que a gente pisa é um chão cheio de esperança e de pessoas que sonham, resistem e lutam por dias melhores. Nesse ritmo a professora e coordenadora do Projeto Contexto, Ana Cecília dos Reis, apresentou a “Educação para a Convivência com o Semiárido: construindo caminhos para a transformação social”.

 

Depois de um farto almoço fomos à Escola de Ensino Fundamental Francisco das Chagas Mota, localizada na Agrovila Flor do Campo, município de Novo Oriente, uma das escolas onde funciona o Projeto Contexto, com a Educação Contextualizada. Na oportunidade vimos belas apresentações musicais, recital de cordéis e uma garotada esperta cantando emocionada o hino do município. Após isso, tivemos a oportunidade de conversar com todos e todas que fazem a escola e a Educação Municipal no município. Foi muito belo ver e ouvir essas crianças nos dizendo em um alerta “Vocês vão começar uma escola de Educação Contextualizada? Pois a primeira coisa que vocês têm que fazer é ir atrás da história da sua comunidade, da sua cidade”.

 

Pela manhã do dia 6, após uma forte mística em que todos e todas se envolveram numa ciranda entoando canções de luta, foi feita uma discussão do momento político pelo qual passa o Brasil. Diante disso foi feita uma carta (que segue abaixo) em que defendemos que esse momento exige profunda unidade da esquerda brasileira e dos movimentos sociais, de tal forma que nos colocamos à disposição para construirmos juntos à Frente Brasil Popular, estratégias coletivas de enfrentamento e resistência contra esse ataque que a soberania do voto e do poder popular vem sofrendo, através da tentativa de silenciamento político da representação da voz do povo, com a decretação da prisão política de LULA.

 

Logo após foram passados informes sobre os programas P1+2, P1MC, Sementes FBB e Reúso de Aguas Cinzas e também sobre o Encontro Estadual de Agroecologia, que acontece nos dias 10 e 11 de maio da cidade de Sobral e o IV Encontro Nacional de Agroecologia, nos dias 31 de maio a 3 de junho, em Belo Horizonte – MG.

 

Entre as ações do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido - FCVSA estão: a realização de audiências públicas, campanhas educativas, debates públicos, campanhas de mobilização da sociedade e etc. O Fórum também é responsável por acompanhar o desenvolvimento dos Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

 

Voltamos com o coração renovado de esperança e fé na luta. Junto somos mais fortes, juntos fazemos um país novo melhor para todos e todas. SEMIÁRIDO VIVO! NENHUM DIREITO A MENOS!

 

A EFA Jaguaribana é uma experiência comunitária e conta com o seu apoio para conduzir seus trabalhos.

Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana

CNPJ.: 10.250.394/0001-90

Banco do Brasil

Agência: 2701-4

Conta corrente: 28.589-7

Tabuleiro do Norte - Ceará - Brasil