Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

NASCE A ARTICULAÇÃO DAS EFAs do CEARÁ

March 20, 2018

 

 

por Thiago Valentim

Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana (AEFAJA)

Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Tabuleiro do Norte – CE

 

Nos dias 16 e 17 de março de 2018, na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), em Fortaleza, aconteceu o encontro dos representantes das Escolas Família Agrícola do Ceará (EFAs), com o objetivo principal de criar uma articulação política entre as EFAs.

 

Estiveram presentes representantes da EFA Dom Fragoso (Independência), da EFA Ibiapaba Chico Antônio Bie (Tianguá), da Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana (Tabuleiro do Norte), da Associação Escola Família Agrícola do Sertão Central (Quixeramobim), da Associação Escola Família Agrícola de Ipueiras, representantes do grupo que está construindo um processo de criação de uma EFA no Maciço do Baturité e um agricultor assentado de Arneiroz, que tem o desejo de que uma EFA seja criada em sua região. Estiveram presentes, ainda, representantes da FETRAECE, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), do mandato do Deputado Estadual Moisés Braz, do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e duas professoras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

 

O encontro foi marcado pela partilha dos desafios enfrentados pelas EFAs no Ceará, mas também das conquistas obtidas, apesar de todas as dificuldades. Foi feita uma discussão intensa sobre qual o papel do Estado na promoção das EFAs e as dificuldades encontradas para a efetividade do direito à Educação do Campo, contextualizada, por parte do Estado. Não obstante a burocracia, os participantes reafirmaram o compromisso de continuar na luta para que as EFAs que estão em funcionamento e aquelas em construção possam continuar existindo e formando pessoas capazes de atuar no semiárido, de lutar pelo direito dos povos do semiárido à terra, à água, à educação contextualizada.

 

Como resultado deste encontro, foi oficializada a Articulação das EFAs do Ceará e formado um Conselho Político, com representantes de todas as EFAs e de organizações parceiras, que irá coordenar as atividades a serem desenvolvidas por esta articulação. No dia 04 de maio de 2018, na EFA Ibiapaba, em Tianguá, acontecerá a primeira reunião deste Conselho, que irá discutir, entre outras pautas, o processo de comunicação interna e externa, a mobilização de recursos, a incidência política e as atividades de intercâmbio entre as experiências das EFAs.

 

Atualmente, existem 02 EFAs em funcionamento no Ceará (Independência e Tianguá) e a EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé inicia suas atividades em abril de 2018. Outras Associações EFAs estão fortalecendo o processo em vista da criação de outras escolas. Além das EFAs autônomas, mantidas por associações, existem 03 EFAs no Ceará que pertencem à Rede Estadual de Ensino (Ipueiras, Cruz e Santa Quitéria).

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé