Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

EFA JAGUARIBANA, EFA DOM FRAGOSO E TURMAS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA DA UECE-FORTALEZA DISCUTEM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FAFIDAM

October 19, 2017

Por Alisson Chaves

 

 

Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro de 2017, uma equipe formada por membros da EFA Jaguaribana e da EFA Dom Fragoso esteve na FAFIDAM para uma apresentação e roda de conversa com duas turmas dos cursos de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia da UECE-Fortaleza, através da professora Camila Dutra, sobre Educação do Campo e o processo de implantação da Escola Família Agrícola Jaguaribana em Tabuleiro do Norte-CE.

 

O monitor da EFA Dom Fragoso, Carlos Jardel, explicou como funciona o processo de seleção e como é distribuída a carga horária dos educandos e educandas, descrevendo sua vivência da Pedagogia da Alternância, onde o tempo é dividido em sessão escolar, onde os educandos e educandas desenvolvem as atividades curriculares comuns e técnicas, e a sessão familiar, onde é possível os educandos e educandas conduzirem junto com sua família e comunidade um processo de transformação de suas localidades.

 

O senhor Jesus Moreira, doador do terreno onde a EFA Jaguaribana construirá futuramente sua sede, e também quem cedeu o uso do espaço Parque Ecológico dos Currais para que a EFA Jaguaribana inicie suas atividades, deu seu depoimento sobre os motivos que o levaram a este gesto. Após uma visita à Independência-CE para conhecer a EFA Dom Fragoso, o senhor Jesus Moreira já voltou para Tabuleiro decidido a doar os 33 hectares de terra na comunidade dos Currais de Cima, em Tabuleiro do Norte.

 

Também foi tema da conversa a Escola Camponesa, o curso de agroecologia feito pela CPT em parceria com a EFA Jaguaribana em Tabuleiro. O técnico agrícola e membro da EFA Jaguaribana, Wandbarg Souza, que foi um dos monitores do curso detalhou como foram as atividades.

 

O encontro possibilitou a troca de experiências e um aprofundamento dos universitários acerca do processo da Educação do Campo no Vale do Jaguaribe e no Ceará. Foi exibida uma breve descrição do que é uma Escola Família Agrícola e seus princípios da Pedagogia da Alternância, da Convivência com o Semiárido, da Agroecologia e da Educação Popular.

 

A EFA acolherá jovens de todos os municípios do Vale do Jaguaribe e de outras regiões do Ceará, ofertando formação técnica em agropecuária. É uma escola comunitária e necessita da sua contribuição, venha fazer parte deste projeto do bem viver no semiárido cearense.

 

FAÇA SUA DOAÇÃO

Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana

Tabuleiro do Norte – CE

CNPJ: 10.250.394/0001-90

Banco do Brasil

Ag. 2701-4

Cc. 28.589-7

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé