Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

ASSOCIAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JAGUARIBANA PARTICIPA DO II FESTIVAL CEARENSE DAS SEMENTES DA VIDA E DO IV ENCONTRO DE AGRICULTORES/AS EXPERIMENTADORES/AS

August 20, 2017

 

Um encontro repleto de sementes crioulas, vindas de várias Casas de Sementes do Ceará, animada pela mística da esperança e da resistência, embalada pelos cantos e ritmos das comunidades camponesas e dos povos tradicionais: assim aconteceu, nas terras do Conselheiro, em Quixeramobim, de 17 a 19 de agosto, o II Festival Cearense das Sementes da Vida e o IV Encontro Estadual de Agricultores/as Experimentadores/as, promovido pelo Fórum Cearense de Convivência com o Semiárido, ligado à Articulação no Semiárido (ASA).

 

Pela Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana (AEFAJA) participaram o presidente, Thiago Valentim, e a agricultora experimentadora Antônia Eliete, da comunidade de Currais de Cima, Tabuleiro do Norte. Várias discussões foram feitas: a importância da Rede Sementes da Vida, a indústria das sementes, as Casas de Sementes, a importância do resgate das sementes crioulas, a convivência com o semiárido e os retrocessos nas políticas voltadas para o semiárido impetrados pelo atual governo ilegítimo de Michel Temer.

 

Foram realizadas visitas a experiências exitosas de bioágua, casas de sementes, quintais produtivos, engajamento da juventude camponesa em famílias de agricultores/as experimentadores/as de Quixadá, Quixeramobim e Choró Limão.

 

Neste encontro, vários presentes manifestaram a necessidade de fortalecer a atuação com a juventude, possibilitar o seu protagonismo e investir na educação do campo como um dos caminhos para solucionar inúmeros problemas vivenciados hoje no campo brasileiro. O apoio às EFAs surgiu como uma necessidade urgente, a fim de fortalecer as experiências existentes e as nascentes. Nesse sentido, Thiago Valentim comprometeu-se a contribuir numa discussão em vista da implantação de uma EFA no Sertão Central. A primeira reunião será realizada dia 1º de setembro, em Quixeramobim.

 

O encontro terminou com uma linda troca de sementes de muitas variedades, ofertadas pelos agricultores/as presentes. Ficou a certeza que a Rede de Sementes da Vida precisa ser fortalecida, ampliada, pela importância que ela tem na resistência, na autonomia e na organização dos agricultores/as do Estado Ceará.

 

por Thiago Valentim

 


Gostou desta notícia? Contribua com a EFA Jaguaribana. Faça sua doação:
Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana
Banco do Brasil
Agência 2701-4
Conta 28.589-7
Tabuleiro do Norte - Ceará

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé