Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

CPT REGIONAL CEARÁ REALIZA ENCONTRO DA JUVENTUDE CAMPONESA

August 2, 2017

por Ana Cláudia

Jovem camponesa de Potiretama

 

 

A CPT Ceará realizou, nos dias 28 a 30 de julho de 2017, no Assentamento Croatá, no município de Choró Limão, Sertão Central do Estado, um grande encontro com jovens que participaram das 08 Escolas Camponesas realizadas no Ceará este ano. Da Escola Camponesa realizada em Tabuleiro do Norte participaram os jovens Maiara e Gleison (Assentamento Lagoa Grande) e as jovens de Potiretama, Ana Cláudia, Eulália e Daiane.

 

O encontro teve início às 14:30 do dia 28, com um momento de apresentação das educandas e educandos. Logo em seguida, o Deputado Estadual Elmano de Freitas fez uma fala sobre os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Foram feitos vários questionamentos, inclusive sobre a reforma do Ensino Médio. Elmano também falou sobre o selo que facilita para que os agricultores e as agricultoras comercializem seus produtos no mercado. No momento de perguntas e respostas, os jovens puderam tirar suas dúvidas. As atividades do dia foram encerradas às 17h.

 

O dia 29 teve início com uma mística preparada pelos jovens da Escola Camponesa de Tabuleiro do Norte, com falas sobre suas experiências com quintais produtivos e como fazer para gerar renda a partir da agricultura familiar. Em seguida, teve a apresentação de cada Escola Camponesa, onde foi possível conhecer um pouco da realidade de cada uma. 

 

Irmã Josélia, que estava coordenando esse momento, fez a leitura de um texto bíblico que fala de libertação, onde os jovens fizeram várias apresentações a partir deste texto. Às 14:30 foram apresentados uns slides sobre a CPT, para que a juventude pudesse conhecer melhor a pastoral. Ás 16h foi feita uma visita à Casa de Sementes e à Cooperativa do Assentamento. A Cooperativa é dirigida pelo grupo de jovens local. 

 

À noite foi realizada a Noite Cultural, com a participação de todos e todas. O jovem Lindomar iniciou dando boas vindas e prosseguindo as apresentações culturais: cordel, poemas, encenação, quadrilha improvisada, casamento matuto. A encenação foi feita por jovens da Escola Camponesa da Arquidiocese de Fortaleza, um diálogo entre um jovem do campo e um jovem da cidade. A noite foi encerrada com o forró pé de serra. 

 

No domingo, 30, após o café teve a mística e, em seguida, a revisão de todo o conteúdo visto durante os dois dias anteriores, fazendo também a avaliação do encontro. 

 

Para os jovens da Escola Camponesa de Tabuleiro foi muito importante participar do encontro, pela oportunidade de conhecer outras realidades. A partir da EFA, das Escolas Camponesas, se aprende que a vida no campo pode ser bem melhor que a vida na cidade, com custo de vida mais baixo, com mais saúde, pois ao produzir o próprio alimento, as pessoas melhoram sua saúde, inclusive não consumindo nenhum tipo de agrotóxico. Sou jovem rural. Caatinga, chão de resistência!

Share on Facebook
Share on Twitter