Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA REALIZA 3º MÓDULO DA ESCOLA CAMPONESA EM TABULEIRO DO NORTE - CEARÁ

July 11, 2017

          Nos dias 7, 8 e 9 de julho, no Parque Ecológico dos Currais, em Tabuleiro do Norte – CE, aconteceu o 3º e último Módulo da Escola Camponesa, realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em parceria com a Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana (AEFAJA) e a Vale Assessoria. Os temas estudados nesta etapa foram: criação de pequenos animais com aulas teóricas e práticas realizadas no assentamento Lagoa Grande, além de uma oficina de palma forrageira consorciada com a pitaia. Participaram 19 jovens dos municípios de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Potiretama.

          Na sexta, pela manhã, as atividades iniciaram com a oficina de plantio de palma forrageira consorciada com a pitaia. O professor Roberto, do Instituto Federal de Limoeiro do Norte, e Morais, agente da Cáritas diocesana de Limoeiro do Norte, apresentaram em vídeo algumas experiências com a palma forrageira e abordaram questões sobre o plantio e o manejo e da palma e da pitaia. Com a palma fornecida pelo Instituto Federal, a turma foi para o campo iniciar a prática.

          A tarde foi realizado o estudo teórico de criação de caprinos e ovinos. No sábado, pela manhã, a turma se deslocou para o assentamento Lagoa Grande, onde foi possível desenvolver e observar várias práticas como castração, cuidado com doenças e aplicação de vacina em caprinos. Ainda no assentamento, a turma da Escola Camponesa visitou a casa de Dona Das Dores. Ela tem em seu quintal produtivo várias plantas frutíferas e medicinais, das quais cuida com muito amor e dedicação. Caminhando pelo quintal junto com a turma, ela ia dizendo o nome das plantas e para que servem. Ofereceu, com muito gosto, frutas, mudas e sementes para quem quisesse levar para casa. A turma visitou também a área de plantação de banana, feijão, milho e sorgo do agricultor e assentado Anacleto.

       Após um farto almoço oferecido pela comunidade, realizou-se uma reunião com a associação comunitária e a turma da Escola Camponesa, onde foi possível a troca de experiências sobre a história do assentamento e os estudos realizados pelos jovens. Os moradores e moradoras relataram sobre a origem do assentamento, enquanto os jovens partilharam como tem sido a experiência de realizar um curso básico de agroecologia, que é a Escola Camponesa.

        O domingo foi dedicado a terminar o plantio de palma com a pitaia e entrega dos certificados de conclusão do curso. O momento foi muito rico, com depoimentos emocionados dos jovens participantes da Escola, dos técnicos que ministraram as aulas e dos visitantes.

         A Comunidade dos Currais preparou uma noite cultural com participação da quadrilha junina do assentamento Barra do Feijão e uma quadrilha improvisada com a participação de crianças, jovens e adultos presentes. Logo após a animação foi por conta de um sanfoneiro local, com músicas regionais e forró pé de serra.

          Alguns amigos e amigas visitaram esta etapa da Escola Camponesa, como a professora Regina Coele, da Universidade Estadual do Ceará – Campus de Crateús, a Irmã Ilza Franca, da Coordenação Regional da Comissão Pastoral da Terra – CPT/CE, da Adelita Chaves Maia - Engenheira Agrônoma e mestranda em Agroecologia pela UNIA, e do Daniel de Souza Lemos, Engenheiro Florestal. Os visitantes puderam conversar com a turma e fazer um intercâmbio de experiências. 

         

     

Alisson Chaves
EFA Jaguaribana