Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

EFA Jaguaribana participa de roda de conversa com turma de Geografia da UFC

June 24, 2017

 

por Thiago Valentim

CPT/EFA Jaguaribana

 

Dois representantes da EFA Jaguaribana, Alisson Chaves e Thiago Valentim, participaram no dia 23 de junho, sexta-feira, de uma roda de conversa com uma turma da Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenada pelo prof. Amaro Alencar. A roda de conversa aconteceu no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Limoeiro do Norte.

Na ocasião, Thiago Valentim apresentou a proposta da EFA Jaguaribana, a caminhada feita até o momento, os desafios que a EFA se propõe a enfrentar e a importância de uma escola diferenciada para a região, fundamentada na Pedagogia da Alternância, na Agroecologia, na Convivência com o Semiárido e na Economia Popular Solidária. Os estudantes escutaram entusiasmados sobre a EFA e puderam dialogar sobre a escola, sua metodologia, a mobilização de recursos financeiros para a sustentação da EFA e a aceitação do projeto pela população.

Paulo, do MST, também falou sobre a situação da terra na região, sobre assentamentos de Reforma Agrária e o Acampamento Zé Maria do Tomé. João Lucas, presidente do STTR, também falou sobre a organização e a luta sindical em Limoeiro do Norte e região.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) possui uma parceria histórica com o Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (LEAT), com a contribuição de diversos professores e estagiários à CPT Regional. Dessa maneira, a CPT também procura contribuir com as experiências de campo promovidas pelo LEAT, com as pesquisas realizadas por professores e estudantes, sabendo da importância dessas parcerias para o fortalecimento da luta camponesa no Ceará.

A turma continuou visitando outras experiências no Vale do Jaguaribe, como o Acampamento Zé Maria do Tomé e atingidos pela construção da Barragem do Castanhão. Ficou a perspectiva de que a próxima aula de campo na região possa acontecer também com uma visita in loco à EFA Jaguaribana, que tem previsão de início de suas atividades em janeiro de 2018.

 

 

Gostou dessa notícia? Apoie a EFA Jaguaribana

Faça sua doação.

 

Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana

Banco do Brasil

Agência: 2701-4

Conta Corrente: 28.589-7

Tabuleiro do Norte - CE

(Pedimos que envie o comprovante e/ou comunique o depósito através dos contatos abaixo)

(88) 99627-9567

coordenaefajag@gmail.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé