Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

COMISSÃO MUNICIPAL DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO DE TABULEIRO DO NORTE – CE DEBATE O DESMONTE DA PREVIDÊNCIA E FAZ SEU PLANEJAMENTO ANUAL

March 30, 2017

 

A Comissão Municipal de Convivência com o Semiárido de Tabuleiro do Norte, que reúne Associações Comunitárias, a Federação das Associações Comunitárias de Tabuleiro do Norte (FACOTAN), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Vale Assessoria, representantes de Igrejas locais e do poder público municipal reuniu-se no dia 29 de março de 2017, no Parque Ecológico dos Currais. A Comissão é o espaço de discussão sobre o contexto do semiárido em Tabuleiro do Norte, as políticas públicas e as iniciativas das organizações de base.

     Como primeiro ponto de pauta, os participantes debateram o desmonte da Previdência e os impactos negativos que esta proposta irá causar para o campesinato brasileiro. Para os agricultores e agricultoras, que já vivem numa situação de risco pela histórica negação de direitos, esta proposta irá causar uma série de problemas, pois ficarão impossibilitados de acessar benefícios sociais e de alcançar a aposentadoria. Diante deste contexto tão complexo, está claro para os participantes que um dos caminhos prioritários é a organização e a mobilização, a luta nas ruas, a denúncia dos parlamentares que aprovam este desmonte e vários outros que o governo ilegítimo de Michel Temer quer aprovar e já está aprovando.

     A Comissão também discutiu o processo de implantação da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé e assumiu no conjunto de participar ativamente e fortalecer as ações que visam a construção da EFA, como a reforma do espaço onde se dará início, provisoriamente, as atividades da escola.

   A Comissão elegeu a sua coordenação executiva, ficando assim composta: Agnaldo (Presidente da Associação Comunitária de Várzea Grande), Motorzinho (Presidente da Associação do Assentamento Lagoa Grande), Bio (Presidente da Associação da Baixa do Juazeiro), Reginaldo Ferreira (EFA Jaguaribana) e Ariosmar (Secretaria da Agricultura).

 

Por fim, a Comissão fez o seu planejamento, agendando as seguintes atividades:

 

20/05: Reunião da Comissão Municipal – Parque Ecológico dos Currais;

17/06: Festa da Colheita – Tabuleiro do Norte;

12/08: Participação na Festa de Nossa Senhora da Saúde – Olho d’Água da Bica;

02/09: Participação na Festa de Nossa Senhora das Brotas – Tabuleiro do Norte;

18-19/11: Seleção dos educandos/as da EFA Jaguaribana;

09-10/12: 1º Encontro das Áreas de Assentamento de Tabuleiro do Norte.

 

Um outro encaminhamento feito é que a Comissão deverá contribuir para mobilizar as comunidades a participarem de todas as manifestações que estão acontecendo no Vale do Jaguaribe contra os desmontes dos direitos sociais que o governo atual está fazendo.

 

Na avaliação, os presentes expressaram a alegria da retomada dessa Comissão tão importante, a positiva presença da juventude, a necessidade de não desanimar diante dos desafios e ainda de agregar um número maior de mulheres à comissão.

Share on Facebook