Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

COMISSÃO MUNICIPAL DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO DE TABULEIRO DO NORTE – CE DEBATE O DESMONTE DA PREVIDÊNCIA E FAZ SEU PLANEJAMENTO ANUAL

March 30, 2017

 

A Comissão Municipal de Convivência com o Semiárido de Tabuleiro do Norte, que reúne Associações Comunitárias, a Federação das Associações Comunitárias de Tabuleiro do Norte (FACOTAN), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Vale Assessoria, representantes de Igrejas locais e do poder público municipal reuniu-se no dia 29 de março de 2017, no Parque Ecológico dos Currais. A Comissão é o espaço de discussão sobre o contexto do semiárido em Tabuleiro do Norte, as políticas públicas e as iniciativas das organizações de base.

     Como primeiro ponto de pauta, os participantes debateram o desmonte da Previdência e os impactos negativos que esta proposta irá causar para o campesinato brasileiro. Para os agricultores e agricultoras, que já vivem numa situação de risco pela histórica negação de direitos, esta proposta irá causar uma série de problemas, pois ficarão impossibilitados de acessar benefícios sociais e de alcançar a aposentadoria. Diante deste contexto tão complexo, está claro para os participantes que um dos caminhos prioritários é a organização e a mobilização, a luta nas ruas, a denúncia dos parlamentares que aprovam este desmonte e vários outros que o governo ilegítimo de Michel Temer quer aprovar e já está aprovando.

     A Comissão também discutiu o processo de implantação da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé e assumiu no conjunto de participar ativamente e fortalecer as ações que visam a construção da EFA, como a reforma do espaço onde se dará início, provisoriamente, as atividades da escola.

   A Comissão elegeu a sua coordenação executiva, ficando assim composta: Agnaldo (Presidente da Associação Comunitária de Várzea Grande), Motorzinho (Presidente da Associação do Assentamento Lagoa Grande), Bio (Presidente da Associação da Baixa do Juazeiro), Reginaldo Ferreira (EFA Jaguaribana) e Ariosmar (Secretaria da Agricultura).

 

Por fim, a Comissão fez o seu planejamento, agendando as seguintes atividades:

 

20/05: Reunião da Comissão Municipal – Parque Ecológico dos Currais;

17/06: Festa da Colheita – Tabuleiro do Norte;

12/08: Participação na Festa de Nossa Senhora da Saúde – Olho d’Água da Bica;

02/09: Participação na Festa de Nossa Senhora das Brotas – Tabuleiro do Norte;

18-19/11: Seleção dos educandos/as da EFA Jaguaribana;

09-10/12: 1º Encontro das Áreas de Assentamento de Tabuleiro do Norte.

 

Um outro encaminhamento feito é que a Comissão deverá contribuir para mobilizar as comunidades a participarem de todas as manifestações que estão acontecendo no Vale do Jaguaribe contra os desmontes dos direitos sociais que o governo atual está fazendo.

 

Na avaliação, os presentes expressaram a alegria da retomada dessa Comissão tão importante, a positiva presença da juventude, a necessidade de não desanimar diante dos desafios e ainda de agregar um número maior de mulheres à comissão.

Share on Facebook
Share on Twitter