Parceiros da EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Coordenação da EFA Jaguaribana realiza novo encontro de planejamento

October 15, 2016

“Eu quero uma escola do campo

que tenha a ver com a vida da gente.

Querida e organizada

e construída coletivamente”

(Gilvan Santos)

​​

A equipe de coordenação da Escola Família Agrícola Jaguaribana – EFA Jaguaribana – realizou mais um encontro de planejamento do processo de implantação da EFA no Vale do Jaguaribe. O encontro aconteceu na APA dos Currais, no dia 24 de setembro de 2016.

 

Estiveram presentes 17 pessoas, sendo elas: Paulo de Feitas (IFCE Limoeiro do Norte), Anjerliana (Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte), Thiago Valentim (CPT), Josiânio (Comunidade de Currais de Cima), Ir. Ana Queiroga, Ir. Cláudia, Susana Maria, Danicleia Rebouças (Olho d’Água da Bica), Antônio Rodrigues – Bio (Baixa do Juazeiro), Raimundo Audízio (Várzea Grande), Jesus Moreira (Parque Ecológico dos Currais), Ricardo Cassundé (MST), Reginaldo Ferreira (Secretário de Meio Ambiente - Tabuleiro), Claudemir Martins (Professor – Instituto Federal de Alagoas - Piranhas), Naiara Kilvia (Alto Vistoso), Maria Vanessa (Tabuleiro) e Regina Coele (UECE).

 

Os assuntos discutidos foram os seguintes:

  1. Retomada da formação do encontro anterior;

  2. Plano de Mobilização de Recursos;

  3. Partilha da participação na Semana Agroecológica do IF de Limoeiro do Norte;

  4. Encaminhamentos da reunião da Associação;

  5. Orçamento dos projetos aprovados;

  6. Intercâmbio com a EFA Dom Fragoso e com o Projeto com Jovens em Potiretama;

  7. Encaminhamentos da Escola Camponesa;

  8. Visitas ao municípios para a divulgação da EFA;

  9. Participação na reunião do Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido em outubro;

  10.  Reunião na EFA Dom Fragoso em 19 de outubro para aprofundamento da discussão sobre a criação da Federação Regional das EFAs do Ceará;

  11.  Aplicação do Questionário Básico Familiar;

  12.  Informes sobre a Comunicação;

  13.  Apresentação do livro escrito com a colaboração de Claudemir Martins, “Questão Agrária e Lutas Territoriais”;

  14.  Informe sobre a ocupação da Lapa, em Potiretama;

  15.  Agenda.

Na partilha dos participantes ficou claro que, à medida que o projeto da EFA vai se tornando conhecido, mais pessoas estão se interessando, procurando saber como será, algumas se aproximando para contribuir no processo. Nota-se a boa aceitação das pessoas, tanto nas comunidades da região onde será construída, como em outros espaços em que a EFA está sendo divulgada.

 

A EFA será implantada na Comunidade de Currais de Cima, em Tabuleiro do Norte - CE, na Chapada do Apodi. Além de possibilitar aos jovens rurais do Vale do Jaguaribe uma educação do campo contextualizada, baseada nos princípios da agroecologia e da convivência com o semiárido, a EFA será um espaço de resistência e luta, pois está situada numa região onde o agronegócio está avançando, com forte utilização de agrotóxicos, de concentração e contaminação das águas, de compra de terra dos pequenos por grandes empresários e políticos da região.

 

A previsão para o início das atividades da Escola é janeiro de 2018. Até lá, serão realizadas uma série de atividades para divulgar a EFA, animar as comunidades, os jovens rurais e suas famílias para participarem do projeto, mobilizar recursos humanos e financeiros para a manutenção da EFA, dialogar com agências da cooperação nacional e internacional e o poder público dos municípios da região e a nível estadual para o apoio necessário à Escola. 

 

Apesar dos desafios, há muito entusiamo e disposição de um numero cada vez maior de pessoas em fazer acontecer este sonho. Queremos que a EFA se some a tantas lutas que estão sendo travadas na região para garantir aos trabalhadores e trabalhadoras do campo o acesso à terra, à água, ao trabalho digno, à vida com qualidade no Vale do Jaguaribe, com soberania, autonomia e liberdade.

 

Aqueles e aquelas que quiserem contribuir conosco, participar do processo de construção da EFA, entrem em contato conosco. Sua contribuição é muito importante. 

 

coordenaefajag@gmail.com

(88) 9 96279567 

 

Share on Facebook