Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Núcleo de origem da Escola Família Agrícola (EFA) Jaguaribana realiza mais um encontro de formação e planejamento

August 27, 2016

 

 

por Thiago Valentim/CPT

 

“Por isso vem, entra na roda com a gente também!”

 

O grupo de pessoas, denominado de “núcleo de origem”, responsável pala implantação da EFA Jaguaribana em Tabuleiro do Norte – CE, no Vale do Jaguaribe, realizou mais um encontro de formação e planejamento em preparação à EFA, no dia 27 de agosto, na Área de Proteção Ambiental (APA) dos Currais. Estiveram presentes 29 pessoas, representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Cáritas Diocesana de Limoeiro, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), da EFA Dom Fragoso em Independência – CE, da Congregação Missionária da Sagrada Família – comunidade de Olho d’Água da Bica e lideranças das comunidades do entorno.

O encontro teve início sob a sombra de uma velha oiticica, uma das diversas árvores nativas preservadas e cuidadas na APA, de propriedade do Sr. Jesus Moreira, que também é o doador do terreno de 33ha, próximo à APA, para a instalação da escola.

A professora Regina Fraga, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Campus de Crateús, conduziu o primeiro momento, acolhendo a todas e todos, convidando a contemplar as belezas naturais do lugar e pedindo aos participantes a lembrarem de pessoas que fazem parte de suas vidas, escrevendo seus nomes num papel. No momento seguinte, dentro da pousada, uma casa acolhedora que tem na APA, Regina convidou os participantes, a partir da metodologia dos Círculos de Cultura de Paulo Freire, a se apresentarem, falarem das pessoas que lembrou no primeiro momento e a dizer qual a importância para si de participarem desse processo de construção da EFA. Foi um momento de muita riqueza, de partilha de experiência de vida muito bonitas e comprometidas e de muita emoção. Cada participante, ao falar da EFA, expressou grande felicidade em contribuir e Reginaldo chegou a dizer: “A EFA já está mudando a vida de muita gente”.

Após o almoço, Rosberg Chaves, monitor da EFA Dom Fragoso, apresentou a experiência da EFA em Independência, a criação da escola, as atividades cotidianas, a participação das famílias dos educandos, as formas de mobilização de recursos, a participação dos egressos na vida da escola, etc, interagindo com os participantes a partir de suas dúvidas, questionamentos. A experiência da EFA Dom Fragoso está inspirando o processo de criação da EFA Jaguaribana. Essa proximidade é avaliada por todas e todos como positiva e necessária. Rosberg é filho de Tabuleiro do Norte e expressou sua felicidade em ver nascer uma EFA em sua cidade e seu compromisso de contribuir no que for possível.

Em seguida, Thiago Valentim/CPT, membro do núcleo de origem, trabalhou com um grupo os seguintes pontos:

  1. Mobilização de recursos. Esta é parte fundamental no processo e não pode ser tratado apenas como informe nas reuniões. Existe uma proposta de Plano de Mobilização, que precisa ser revisto e melhorado. A próxima reunião será dedicada a dois pontos específicos. A devolução da formação iniciada neste encontro e a discussão sobre o Plano de Mobilização;

  2. A criação da Associação Família Agrícola Jaguaribana (AEFAJA). É a Associação que será responsável juridicamente pela EFA. Após uma discussão sobre o Estatuto, foi pedido que aqueles que desejam fazer parte da Associação se manifestassem. 12 pessoas se disponibilizaram. Este grupo irá se reunir para trabalhar no Estatuto e dar os próximos passos para a criação da Associação;

  3. Projetos: Foi aprovado um projeto pela Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE) de apoio à divulgação da EFA e produção de materiais de divulgação (cartazes, folders, camisetas, canecas, bonés, bótons);

  4. Foi apresentada por Reginaldo a planta baixa da EFA, feita por Marcos Conrado;

  5. Jornada Agroecológica do Instituto Federal de Limoeiro: acontecerá de 19 a 23 de setembro de 2016. Thiago (CPT), Anjerliana (Cáritas) e Claudemir Martins irão contribuir em mesas sobre agrotóxicos e agroecologia. O grupo irá se organizar pra participar de alguns momentos da Jornada.

Após esta discussão, Anjerliana (Cáritas) partilhou alguns informes sobre as lutas que estão sendo travadas na região do Vale do Jaguaribe: ocupação da área do DNOCS em Potiretama; o enfrentamento ao agronegócio na Chapada do Apodi, inclusive o avanço de compra de terras na região onde se instalará a EFA; a crise hídrica e a concentração da água pelo agronegócio; o Grito dos Excluídos, que será realizado em Tabuleiro do Norte, no dia 07 de setembro.

A previsão de início das atividades da EFA Jaguaribana é janeiro de 2018. Até lá, várias atividades serão realizadas para sensibilizar e mobilizar os jovens rurais e suas famílias na região, mobilizar recursos humanos e financeiros, divulgar a escola e firmar parcerias.

A EFA em Tabuleiro do Norte possibilitará aos jovens rurais o acesso a uma educação do e no campo, sustentada nos princípios da Pedagogia da Alternância, da Educação Popular, da Agroecologia e Convivência com o Semiárido. A EFA será um espaço de formação técnica em agropecuária, mas também de formação libertadora, visando o engajamento dos jovens e suas famílias nas diversas lutas sociais no campo, pela Reforma Agrária, pela defesa dos territórios tradicionais, pelo acesso à água de qualidade, pelo resgate das sementes crioulas, pelo cuidado e preservação da caatinga, contra o trabalho escravo e tantas outras lutas que motivam os povos do campo a resistirem e lutarem para a garantia de seus direitos e vida com dignidade.

Ao final do encontro foram plantadas duas mudas de coqueiro no terreno onde será construída a EFA, como símbolo deste importante projeto que está sendo gerado. As famílias próximas se comprometeram em cuidar das mudas.

As próximas reuniões estão agendadas para as seguintes datas: 10 de setembro: grupo da associação; 24 de setembro – reunião ampliada. Ambas acontecerão na APA dos Currais.

Share on Facebook
Share on Twitter